2010

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Voluntariado ***


Devo agradecer tudo o que recebi. Agradeço poder cumprir com o sentido da minha vida, ter-me entregue a quem me necessitava e ter podido dar-lhes atenção. Agradeço a oportunidade de poder dar-me. Só a dar-me é que recebo, e isto não significa que dê para receber. Pensar que algo “me é devido” é incompatível com a gratidão.” (Milton Mayer)



Entendo o voluntariado como ponto importantíssimo no desenvolvimento do ser humano. Encontro-o ainda como entrada do adolescente na sociedade, como passagem de integração deste.

Não me é possível imaginar uma vida sem voluntariado... Não me é possível imaginar-me, e á minha vida, sem o voluntariado.

O voluntariado entrou na minha vida sem quase me aperceber, e depois... depois é um "bichinho", que te pede cada vez mais e mais, a cada dia, todos os dias, que dês mais e melhor de ti! Este "bichinho" é responsável por cada passo do meu caminho, por cada acto da minha história. Este "bichinho" fez-me fazer escolhas, tomar decisões e, mais ainda, fez-me perceber que o mundo, e a minha vida, podiam ter um brilho diferente!

Ao longo de 8 anos... aprendi muita coisa, aprendi que é possível viver as diferenças, aprendi que é possível fazer mais pelo outro, aprendi que estas experiências são imprescindiveis para o desenvolvimento... e que, para o meu, foram essenciais e certeiras! Mais ainda, aprendi que, donde menos se espera, vem o conforto, a palavra amiga, o sorriso inocente,ingénuo e puro! E... aprendi a viver. A aproveitar cada momento, cada nova manhã de sol, não esquecendo que também as de chuva são importantes. E aprendi a gostar de mim... e dos outros!



“O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em acção, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.”


Sem comentários:

Enviar um comentário